Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

21 de setembro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Notícias do Legislativo

Parlamento Jovem Mairinquense realiza primeiro encontro
13/04/2018

Fonte - Assessoria de Comunicação da Câmara

Projeto visa engajar estudantes de Mairinque para que atuem de maneira significativa na comunidade.

Desde o início deste ano está em desenvolvimento o projeto do Parlamento Jovem Mairinquense. Essa é uma iniciativa de estudantes com apoio do legislativo municipal. O primeiro encontro dos jovens parlamentares ocorreu no dia 4 de abril, na Câmara de Mairinque.

O projeto Parlamentar Jovem Mairinquense não é oficial. O mandato de parlamentar jovem é simulatório, mas tem objetivo de motivar os jovens para que desenvolvam boas ações em suas comunidades e escolas. “Muitas pessoas podem se questionar sobre a eficácia dessa iniciativa. Se realmente reunir 12 jovens aqui na Câmara resultará em alguma coisa, mas posso garantir com muita convicção que vai. Conhecemos jovens extraordinários por todos os lugares que passamos. Eu creio que aqui na região temos jovens tão brilhantes quanto aos que a gente conheceu em Brasília, na capital paulista ou até mesmo fora do país”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, Raphaele Godinho Anselmo, durante o discurso de apresentação na tribuna da Câmara de Mairinque.

A seleção dos jovens parlamentares começou em fevereiro com divulgação de edital nas escolas públicas e particulares do município. O processo seletivo teve uma etapa: a inscrição com envio da documentação solicitada juntamente com uma redação, que deveria responder a pergunta: “O que podemos fazer para mudar nossa cidade para melhor?”. Puderam se inscrever os estudantes do 8°e 9° ano do Ensino Fundamental 2 e os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. Não houve restrição quanto ao número de inscritos por escola.

Ao final do prazo de inscrições (16/03), a banca julgadora recebeu 60 redações inscritas. Os 12 melhores pontuados já começaram a receber formação para o desenvolvimento da jornada parlamentar que acontece nos meses de abril a junho de 2018 . As redações inscritas pelos selecionados servirão como base para a elaboração de Projetos de Lei originais, que serão por eles defendidos e votados.

Em junho deste ano será realizada a cerimônia de posse e a defesa das leis apresentadas. O próximo encontro de formação acontecerá em 2 de maio no plenário da Câmara de Mairinque, que estará aberta ao acompanhamento da comunidade.

Coordenação do projeto

A coordenação do projeto é formada por ex-alunos de escolas públicas de Mairinque. Compõem a equipe: Raphaele Godinho Anselmo, atual representante do Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul (2016-2018); Karine Oliveira e Kelvin Henrique. Os três integraram o Parlamento Jovem Brasileiro, na Câmara dos Deputados em Brasília.

Veja as fotos em facebook/camaramairinque


Os selecionados assistiram a palestras e tiveram uma aula sobre a elaboração de projetos de lei.

Os coordenadores do projeto: Kelvin Henrique, Karine Oliveira e Raphaele Anselmo.


HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda a sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda a sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação