Câmara Municipal de Mairinque

Estado de São Paulo

21 de janeiro de 2018

Jornal da Câmara

voltar

Notícias do Legislativo

Curso de Iniciação Política
30/08/2010

Fonte - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Mairinque

 

 
Aconteceu nos dias 31/8, 2 e 9 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal de Mairinque, a primeira edição do Curso de Iniciação Política, numa parceria entre a Câmara Municipal (iniciativa do  vereador Teixeira e da  vereadora Deia)  a empresa Fersol e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP). O curso, gratuito e suprapartidário, teve como instrutores, os professores universitários, com larga experiência em ações dessa natureza, o doutor em Ciência Política Humberto Dantas e Rodrigo Estramanho, mestre em Ciência Política.  Para o professor Humberto, que informou ter formado cerca de 150 turmas em iniciativas como essa, diz que Mairinque reservou surpresas extremamente agradáveis. “Primeiramente foi possível notar uma diversidade de perfis de interessados. O aluno mais jovem, por exemplo, tinha 12 anos; o mais velho, 69. Tivemos também diferentes graus de escolaridade e essa diversidade é fundamental”, comenta Humberto.
Ainda segundo o professor, o nível de interesse e participação foram ótimos. E foram formados aqui na Câmara 60 alunos - que compareceram a pelo menos dois dos três dias de curso - com 101 inscritos ou interessados. Em seus relatórios aponta que a atividade foi extremamente bem avaliada, com notas altas para a iniciativa em vários quesitos.
Em sua opinião é extremamente importante destacarmos o quanto a parceria entre a Fersol e a Câmara Municipal reforçam dois pilares essenciais, ligados à cidadania e à democracia. E enfatiza: “A Fersol demonstra o quanto pode ser considerada uma empresa cidadã, ao investir socialmente em ações que fortalecem o protagonismo dos indivíduos na sociedade. E a Câmara Municipal se consolida como a Casa do Povo, o lugar onde o cidadão é representado, mas também apreende aspectos essenciais da prática política em atividades de educação”, completa.
Perguntada para uma participante, a jornalista Mônica Beatriz Hagstrom, residente na Porta do Sol, sobre a sua avaliação, responde que foi um exemplo de cidadania generalizado, tanto dos apoiadores e dos professores, quanto dos alunos. “Política devia ser obrigatória nas escolas”, diz. Para ela, o curso proporcionou um ganho individual, sem falar na clareza e precisão dos professores. “O entendimento real do contexto político e das regras de votação, sem dúvida, trazem maior capacitação aos eleitores”, avalia.
A Câmara Municipal de Mairinque, representada pelo seu presidente, o vereador Teixeira (PSL), que prontamente cedeu o espaço às atividades, e pela presidenta da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças, vereadora Déia (PT) vem demonstrar com esta iniciativa, o compromisso e a disposição que a Casa tem em levar à comunidade temas tão pertinentes e relevantes, fundamentais à formação de cidadãos sem qualquer viés partidário fortalecendo o princípio qualitativo da Democracia, associado à educação na formação do cidadão e da cidadã.

HORÁRIO DE EXPEDIENTE Segunda à sexta-feira das 8h às 17h30 exceto nos feriados e pontos facultativos
HORÁRIO DE PROTOCOLO Segunda à sexta-feira das 11h às 16h exceto nos feriados e pontos facultativos
SESSÕES ORDINÁRIAS Segundas com início às 18h exceto nos feriados e pontos facultativos

Avenida Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 185 - Centro - Mairinque-SP - Cep: 18120-000
Tel.: 11 4708-2910 | 4708-4211 | 4718-4764 | 4718-4690
Copyright©2016 Câmara Municipal de Mairinque - Todos os direitos reservados
Produzido por Olé Web Comunicação